A Timidez

A timidez não é um problema e sim um dos sintomas de um problema.
As causas podem ser várias, como o próprio fator genético, a falta de equilíbrio da personalidade, incompreensão sobre si mesmo, insegurança, por fim, o desconhecimento dos próprios limites.

Uma explicação neurológica está nas substâncias que compõem o cérebro:
A massa cinzenta é responsável pela autocrítica e o conceito de certo ou errado. A massa branca é que dá inteligência, criatividade, facilidade para mentir, etc. Uma predominância demasiada de massa cinzenta pode levar à timidez.

Outra explicação, desta vez psicológica, está na estrutura emocional.
Uma pessoa que amadureceu com a superação de diversos desafios na vida, ganha segurança para se impor. Quem não se deu esta oportunidade, sofreu menos, mas não irá ganhar maturidade desta forma, daí um dos sintomas que vão aparecer pode ser a timidez.

O auto-conhecimento comprovadamente leva a uma maior segurança.
Atividades físicas e mentais onde se possa testar e acompanhar os próprios limites são formas naturais de buscar espontaneidade, ou seja, uma melhor fluência de si mesmo.

O indivíduo tímido tende a tornar-se anti-social e fechado com quem não tem intimidade. Talvez porque saiba apenas se relacionar assim, intimamente.

Para quem é tímido e procura soluções, as técnicas usadas hoje em dia para artes cênicas são extraídas da bioenergética, psicologia e até de templos hindús, com efeitos surpreendentes que funcionam realmente.

Mauro Godoy


Artigos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s